Navegador Solitário – Explorador – Fotógrafo – Repórter – Jornalista
Colaborador da revista Náutica italiana, atravessou o Oceano Atlântico 12 vezes, das quais 8 delas solitário. Foi o primeiro homem a subir o Rio Amazonas solitário com um barco a vela por mais de mil quilômetros.
Atualmente é proprietário e Chef da Fazenda Amendoeira, localizada em Santo André, município de Santa Cruz Cabrália, no extremos Sul da Bahia, Brasil.
Trecho de entrevista com Federico Idi para o "Corriere di Caracas" em fev de 1980
"São mais de cinqüenta anos, me lembro de um dia em Paris – era um jovem iniciante na arte de contar histórias e crônicas – quando me foi designado para entrevistar, de repente, o famoso ‘navegador solitário’ do qual o mundo todo falava, que apenas tinha retornado de sua grande viagem pelas ondas do oceano. Era famoso então por ter sido o primeiro a navegar desta forma: se chamava Alain Gerbault. Ainda é fácil, apesar de se terem passado tantos anos, lembrar do seu olhar e modo de falar.
E hoje, ao olhar Idi nos olhos e escuta-lo falar, tenho a mesma sensação. Olhar que procura em vão a verdadeira liberdade. Com ardor: o ardor dos sonhos.
Boa sorte a Federico Idi, que persegue seus sonhos falando pelos mares com os golfinhos, da sua 'Croce del Sud'".
(F.P. redator do Corriere di Caracas – 6 de fevereiro de 1980)
Abaixo se encontram links em PDF com as principais reportagens e entrevistas realizadas com Federico Idi.
Fazenda Amendoeira e Santo André (Jornais em pdf clique para ver)